quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Intervenção teatral no Engenho resgata cultura de Piracicaba


O grupo de teatro do Sesi, em parceria com outros atores, realizou uma atividade teatral no Armazém 14 do Engenho Central de Piracicaba, no último sábado, 22.
Em conversa com Fátima Moniz, coordenadora do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi de Piracicaba, o jogo de improvisações é um dos mais difíceis para os que gostam da arte de atuar. “Como trabalhamos com “não-atores”, o improviso é uma das técnicas mais elaboradas, mas é de grande importância para treinar a rapidez do ator, que tem que pensar rápido para apresentar uma cena para o público”, afirma.
Fátima destaca que, com o tema “Ser piracicabano é...”, os espectadores ficaram à vontade para sugerir temas para os atores, que fizeram as cenas inspirados também em sua própria cultura. "Não preciso participar ativamente do Batuque de Umbigada, por exemplo, mas tenho que conhecer e ter consciência de que aqueles costumes influenciam hoje em todo o ambiente que vivo”, conclui Fátima.
O grupo Andaime de Teatro também marcou presença com a apresentação de um fragmento da peça “As Patacoadas de Cornélio Pires”, que conta segredos do universo caipira de maneira musical e muito divertida.
Confira no vídeo um pouquinho da apresentação:


Texto, vídeo e foto: Leonardo Belquiman e Caroline Solano (4° semestre)

Nenhum comentário: