sábado, 21 de agosto de 2010

Fórum na roda destaca importância da sustentabilidade

A realização do Fórum na Roda - bate papo sobre cultura tradicional e pertencimento, nesta quarta-feira, 18, no Centro Cultural Martha Watts, deu continuidade às atividades da edição 2010 do Fórum das Tradições Populares de Piracicaba.

O evento teve como objetivo a apresentação do projeto “IV Fórum das Tradições Populares de Piracicaba, fortalecimento dos grupos detentores do saber”, que tem como meta principal garantir a sustentabilidade das tradições e do próprio Fórum. A perspectiva mais ampla é contribuir para a preservação das tradições populares e culturais de Piracicaba, como o Samba de Lenço, Batuque de Umbigada, Congada do Divino, Catira, Cururu e Viola Caipira.

Entre as ações previstas no projeto estão a contratação de um representante de cada grupo, que desempenhará o papel de interlocutor e agitador cultural, e a gravação de três faixas musicais por manifestação cultural, com a distribuição deste material aos grupos, para que façam a sua comercialização.Os organizadores também planejam, como parte das ações da edição 2011, a gravação de um DVD com o registro dos eventos. O material será distribuído aos grupos culturais, secretarias de escolas, bibliotecas entre outros, para que a cultura e a tradição Piracicabana possam ser mostradas às pessoas de maneira contínua.

Segundo Marcos Sorrentino, professor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e colaborador do projeto, é importante que o planejamento do Fórum não fique restrito aos às elites econômicas e intelectuais da cidade, mas que as ações cheguem ao povo. O colaborador também explicou que a valorização da cultura caipira é importante por que transmite ao povo piracicabano elementos ligados a sua identidade.

Na opinião de Fátima Monis, Orientadora de Artes Cênicas do Sesi, a cultura e a questão do Fórum deveriam se estender às escolas. “Isso é importante para que a criança, mesmo não sendo um “caipira da beira do rio” ou um integrante da Umbigada, sinta-se parte dessas tradições, torne-se cidadão com vontade de prestigiar os acontecimentos culturais da cidade, e para que quando questionada sobre o que tem em Piracicaba, não responda somente Shopping”, disse.


A representante da Pró-Cultura de Piracicaba, Rita Moura, vê a sustentabilidade dos grupos como um dos grandes obstáculos para a realização do projeto e defende que é preciso planejar ações que assegurem esta sustentabilidade.

O Fórum na Roda contou também com a carismática presença do artista popular Zé Risonho, personalidade da cultura piracicabana que faz forró há mais de trinta anos, e se apresenta tanto na cidade quanto fora dela. A apresentação de Zé Risonho, que fez uma participação cênica na novela Cristal, do SBT, em 2006, contagiou os presentes.

Texto e fotos: Carolline B. Pachano (2º Jornalismo – Unimep)

Nenhum comentário: