domingo, 22 de agosto de 2010



Abertura Oficial seguida de show atraiu caipiracicabanos ao Engenho Central

Aconteceu neste sábado, 21, no Armazém 14 do Engenho Central, a abertura oficial do III Fórum das Tradições Populares de Piracicaba. Com a programação repleta de exposições, esquetes teatrais e apresentações de música e dança, o evento, que tem como intenção resgatar a cultura caipiracicabana, contou com a presença de diversos colaboradores culturais da cidade.

Segundo a secretária de cultura Rô Camolese, o Fórum funciona como um mecanismo de divulgação da cultura popular tradicional, um apelo da comunicação mais singela: “o Fórum veio para despertar os jovens diante das tradições populares”. Após a solenidade, houve o show da Orquestra de Viola de Piracicaba e com cururueiros piracicabanos.

O repentista Moacir Siqueira, que há 45 anos preserva essa cultura, revela que pretende, através de um projeto de lei, oferecer palestras em escolas e oficinas de rima, prosa e baxão, com o intuito de difundir a tradição entre os mais jovens. E com entusiasmo, o repentista declamou um comparativo entre sua paixão pela rima e a difusão das tradições populares: O amor é igual a parafuso, de dentro da rosca vai e só entra se for torcendo, porque batendo não vai, depois que enferruja ‘drento’ nem distorcendo sai”

Texto e fotos: Fabiana Barrios e Ariane Precoma

Nenhum comentário: