segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ciranda Destaca Tradições de Piracicaba

Com a intenção de promover a cultura popular para o público em geral, aconteceu nesse domingo, 22, no Engenho Central, a Ciranda com Batuque de Umbigada, Samba Lenço, Congada do Divino Espirito Santo e outras manifestações.
O evento contou com a participação do artista plástico, músico e compositor Tony Azevedo. Natural de Recife, onde cresceu em meio à cultura e às danças folclóricas, Azevedo também é responsávael pelo Bloco da Ema, que será inaugurado no dia 27 de agosto, 18 às 22hrs: "O Fórum é importante para a troca de conhecimentos e cultura, resgatando assim, os valores humanos", disse.





A Congada do Divino, uma das danças tradicionais da cultura piracicabana, foi uma das manifestações apresentadas durante o evento. Nessa ciranda o rei e a rainha, juntos ao grupo, dançaram o samba lenço e a própria congada. A rainha Maria Aparecida dos Santos, conhecida como "Dona Tica", é integrante do grupo há mais de 60 anos e explicou que o público também pode acompanhar e participar da congada através dos ensaios que são realizados no Largo dos Pescadores, ao sábados, a partir das 14hrs.



Outra manifestação apresenta foi o Batuque de Umbigada. De origem africana, essa dança foi trazida ao Brasil pelos escravos que faziam os movimentos usando poucas roupas, deixando à mostra o umbigo. Para os africanos, o umbigo era considerado a primeira boca. Na dança, o toque de umbigo era o agradecimento a Deus. Essa dança foi proibida pela igreja por um tempo, já que eram considerados movimentos obcenos. Já no evento, os presentes tiveram a oportunidade de interagir com essa e outras danças, aprendendo um pouco mais sobre a diversidade cultural.



O evento foi contagiante levando muitos presentes a participar também. Segundo Bianca Mazzo Rodriguez, formada em dança pela Unicamp: "O evento é uma forma de Piracicaba conhecer essa cultura raiz, educar as pessoas e até acabar com os preconceitos, já que as danças são de origem africanas". Até mesmo os repórteres dessa matéria não resistiram, e foram arriscar alguns passos.





Texto: Alêenilson Montanhere (2 semestre - jornalismo), Beatriz B. dos Santos (2 semestre - jornalismo).
Foto: Carolline B.Pachano (2 semestre - jornalismo).

Nenhum comentário: