segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Leitura da Carta Aberta em Defesa das Tradições Piracicabanas marca o encerramento do Fórum

(Vanessa Piazza)

Com o objetivo de alertar as autoridades locais, estaduais e nacionais sobre a necessidade de preservação do patrimônio cultural imaterial da cidade, o 1° Fórum em Defesa das Tradições Populares de Piracicaba, ocorrido no Sesc Piracicaba entre os dias 22 e 24 de agosto, encerrou as atividades com a leitura de uma Carta Aberta que propõe ações para o fortalecimento das manifestações populares da cidade, bem como para a manutenção da identidade cultural do município. (Leia o documento na íntegra)

De acordo com Chico Galvão, programador cultural do Sesc, “a Carta em Defesa das Tradições Populares de Piracicaba foi redigida a muitas mãos e a expectativa é que ela traga mais apoio por parte das iniciativas privada e pública, para que os elementos da cultura popular da cidade possam ganhar mais visibilidade na comunidade local e atrair um número maior de admiradores e protetores comprometidos com a manutenção das características originais das manifestações”.

O conteúdo do documento foi elaborado de acordo com as carências e necessidades apresentadas no decorrer do Fórum por integrantes e representantes das diversas manifestações piracicabanas, como o batuque de umbigada, o samba de lenço, o samba de roda, o cururu, a catira, a congada do Divino e os Bonecos do Elias.

Ainda na perspectiva da conservação e resguardo da cultura popular de Piracicaba, pretende-se criar um calendário anual com eventos que busquem fortalecer os laços sociais entre as tradições e também fomentar a criação de um público que participe ativamente das manifestações.

Vale ressaltar que este foi apenas o ponto de partida. Portanto, faz-se necessário que outros Fóruns ocorram e que a comunidade em geral se comprometa com o rico acervo cultural da cidade, para que a História e a Memória do povo piracicabano possam ser mantidas e preservadas.

O Fórum foi organizado pelo Conselho Municipal de Cultura (ConCult), pela Associação Pró-Cultura, pelo Sesc Piracicaba e contou com a parceria do curso de jornalismo da Unimep ( Universidade Metodista de Piracicaba).


Nenhum comentário: