sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Batuque de Umbigada

Texto de João Lopes e Karla Morato


O “Batuque de umbigada” dança originaria da África trazida ao Brasil pelos navios negreiros na época de colonização e instalada na região do Médio Tietê (Tietê, Porto Feliz, Laranjal, Pereiras, Capivari, Botucatu, Piracicaba, Limeira, Rio Claro, São Pedro, Itu, Tatuí) é uma manifestação que vem sendo preservada em Piracicaba e transmitida por gerações.


Foto: Claudia Assêncio








Representantes do Batuque de Umbigada em quatro gerações


Dança que assemelha o movimento do corpo com o axé e a capoeira tem como principal função festejar a fertilidade. “O Batuque é uma manifestação em que, junto à batucada, há uma dança na qual um homem e uma mulher encostam seus umbigos como parte da coreografia”, comenta o representante da tradição cultural Vanderlei Bastos. O elemento principal da coreografia é a "umbigada", ou seja, quando o ventre da mulher bate à altura do ventre do homem. Os participantes dão passos laterais arrastados, depois levantam os braços, batendo palmas acima da cabeça, inclinam o corpo para trás e dão vigorosas batidas com os ventres. Esse gesto é repetido ao fim de todos os passos. “A umbigada tem uma espiritualidade muito grande. Dentro da cultura banto existe a visão de que o umbigo é a nossa primeira boca e o ventre materno a primeira casa, a umbigada celebra o momento único em que eles se tocam, é como uma ode, um agradecimento ao dom da concepção, uma ação rápida e mágica, materializada através da dança” explica Bastos.

Na dança são utilizados os seguintes instrumentos: o tambú, uma espécie de tambor feito de tronco oco de árvore; o quinzengue, um tambor mais agudo que faz a marcação rítmica do tambú e nele se apóia; as matracas, que são os paus que batem no tambú do lado oposto do couro e os guaiás, chocalhos de metal em forma de cones ligados. todos os instrumentos que levam couro, são afinados em uma fogueira, tornando mais mágico e característico o ritual. Em cada parte do Brasil o batuque recebe algumas variações tornando cada vez mais característico esse estilo que deu origem ao tão famoso samba.

Alguns grupos preservam essa tradicional dança fazendo festas e eventos para trazer o povo para essas belíssimas demonstrações de cultura afro-descendente. As festanças mais comuns são as de datas fixas, como a do dia 13 de maio, a festa de São Benedito em Tietê e o sábado de Aleluia. Há workshops para levar a manifestação à população e acabar com os preconceitos sobre as culturas africanas e indígenas.


Foto: Claudia Assêncio

Dona Benedita, representante da primeira
geração do Batuque de Umbigada

2 comentários:

Unknown disse...

eu gostei muito dessa pesquisa pois ensina um pouco o que é batuque de umbigada.minha professora mandou eu procurar o que era batuque de umbigada eu entrei e achei esse site..agradeço muito pelo esforço de vcs..

PSICOTEO disse...

droviskyEstive domingo passado (abril/09) na Paulicéia num workshop. Delícia!! Delícia!! Me receberam muito bem!! E olha que tenho cara e danço como um gringo... rs!!