terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Restauro dos Bonecos vai sair do papel

Na quinta-feira, 27, um grupo de representantes do Fórum Permanente em Defesa das Tradições Populares de Piracicaba conseguiu resposta afirmativa do secretário municipal de cultura, Olmir José Lourenço, em relação ao projeto de restauração e preservação dos Bonecos do Elias. Uma das primeiras ações concretas, o projeto é um dos objetivos apontados na carta-aberta escrita durante a primeira edição do Fórum.


Rodrigo Alves, Eva Camargo, Eliane Desjardins,
Raúl Rozados, Iara Machado, Rita Moura e Gustavo Torrezan
após reunião com Olmir Lourenço e João Manuel

Desde a reunião no gabinete do secretário de cultura, em 3 de novembro, o projeto já estava em discussão com a diretora da casa do povoador, Eva Ildez Luiz Camargo e o secretário. Desde a discordância na primeira reunião sobre o que fazer com os bonecos originais até o restauro – Eva defendia a exposição e o Fórum, que se guardasse na Casa do Povoador – o secretário já verificava qual seria o meio de viabilizar a restauração.

Após a determinação de Lourenço de que se elaborasse um projeto para acordo entre a Casa do Povoador e o Fórum, realizou-se nova reunião, no dia 19, desta vez na própria casa do povoador, onde esteve presente também o restaurador Everson Bonazzi. Os membros do fórum conseguiram convencer a diretora da casa através de projeto que especificava prazos, gastos e o trabalho a ser desenvolvido para a restauração.

Finalmente na reunião da quinta-feira passada, novamente na Casa do Povoador, Lourenço aprovou o projeto acordado entre as outras partes e explicou como se daria o restauro: a Prefeitura fará parceria para financiar o projeto através da Oscip Associação Pró-cultura. Assim, como os restauros só têm previsão de começar em fevereiro do ano que vem devido aos trâmites legais, o congelamento – recolhimento e armazenamento em ambiente apropriado para preservação - dos bonecos deve começar nas próximas semanas.

(Texto: Iuri Botão)

Nenhum comentário: