Como parte dos eventos da 9ª Bienal Naïfs do Brasil o Sesc Piracicaba apresentou, na noite de sexta-feira, 24 de outubro, o documentário “Os bonecos do Elias dos Bonecos”, de Nordahl C. Neptune.
Nordahl C. Neptune fala sobre seu documentário antes da exibição
No evento também foi lançado oficialmente um abaixo-assinado em favor dos Bonecos do Elias e da criação de uma semana de tradições populares em Piracicaba, integrando as ações do Fórum Permanente em Defesa das Tradições Populares de Piracicaba.
O documentário, com duração de 15 minutos, é um retrato de Elias Machado, o Elias dos Bonecos - piracicabano famoso por seus bonecos nas margens do Rio Piracicaba -, e faz parte do projeto de mestrado de Neptune, defendido no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Após a exibição, os espectadores foram convidados para uma roda de conversa acerca da temática dos Bonecos e sua importância, além da discussão do abaixo-assinado e das próximas ações que serão realizadas.
Participantes discutem tradições populares após exibição do documentário
Estiveram presentes, coordenando as discussões, membros do Fórum que participaram da redação da Carta Aberta em Defesa das Tradições populares de Piracicaba, entre eles Francisco Galvão, do Sesc Piracicaba, Rita Moura, da Associação Pró-Cultura, o ator Rau Rozados e o artista plástico Gustavo Torrezan - um dos idealizadores do abaixo assinado – além do próprio Nordahl Neptune, que até então não havia participado do Fórum.
A discussão teve início abordando os temas principais, ou seja, o tratamento museológico dos bonecos do Elias e a criação da semana de tradições populares. A partir daí a conversa se dividiu em duas diretrizes: as medidas que podem ser tomadas de maneira independente e as que necessitam de apoio externo.
Definiu-se que é necessário buscar apoio da Câmara de Vereadores para tornar a semana oficial e permitir sua entrada nas escolas, porém o pensamento é que independente da legislação, o evento acontecerá em 2009, na ocasião da segunda edição do Fórum.
Já em relação ao outro ponto fundamental – a criação de espaços próprios para a preservação do acervo de cultura popular – concluiu-se que serão tomadas providências visando o médio prazo, e que a luta será pela criação de dois espaços diferentes, para os quais terão de ser criados projetos visando apoio de empresas privadas: um museu de cultura popular, para o qual se cogitou o uso da Casa do Povoador; e um Museu de Imagem e Som, cujo primeiro local imaginado foi o cinema do Teatro Municipal, atualmente desocupado.
As medidas imediatas serão o início da digitalização do material de Neptune (cerca de 200 horas de vídeo em fita magnética), além do contato com a Câmara de Vereadores, manifestando o interesse de fazer uso de uma sessão plenária para solicitar a criação da semana e alertar para a necessidade da preservação das tradições populares de Piracicaba, mas principalmente dos bonecos, que estão abandonados devido à morte de Elias.
Na ocasião do uso da Câmara, todos os presentes serão convidados para a próxima reunião do fórum, em data e local ainda indefinidos.
Abaixo-Asssinado
Abaixo-Asssinado
As folhas para o recolhimento de assinaturas já estão sendo distribuídas. Quem tiver interesse em assinar ou retirar material para ajudar na distribuição pode deixar o contato via comentário neste blog ou enviar e-mail para defesadastradicoes@yahoo.com.br, até 30 de Novembro.
Confira na íntegra o documentário "Os Bonecos do Elias dos Bonecos"
Nenhum comentário:
Postar um comentário