domingo, 19 de outubro de 2008

GRUPO DE CONGADA DO ESPÍRITO SANTO

O Grupo de Congada do Divino Espírito Santo - GRUCONDESPI surge há décadas em nosso município e se estabelece enquanto um dos reais representantes das manifestações folclóricas do município de Piracicaba, resistindo às muitas intempéries enfrentadas nesse longo espaço de tempo de sua existência. Tem atuado, levando o nome da “Noiva da Colina” sistematicamente nos eventos que participa nos diversos níveis sociais, entre muitos, elencamos algumas de suas efetivas participações: Festa do Divino Espírito Santo, Festa de São Benedito, Encontro das Imagens de Nossa Senhora e São Benedito, inúmeros eventos acadêmicos, Encontros de Medicina na Melhor Idade, Formaturas, Encontros Folclóricos, Congressos Acadêmicos, Missa Sertaneja, Exposições, Festa do Peixe, Encontros Religiosos diversos, Revelando São Paulo, Fóruns e Congressos de diversificadas modalidades. Também sempre é procurado para realizações de pesquisas, filmagens, documentários, sendo muitas vezes alvos de doutorados, mestrados e pós doutorados.
O GRUCONDESPI representa nos festejos folclóricos, a resistência e manutenção do sincretismo do religioso mítico africano, com a religiosidade cristã, constitui um fator significativo para a interpretação da cultura local, pois nela identificam-se elementos, tais como dança, religião, economia, poder público, dentre outros, que integram o contexto e interagem entre si, costurando uma rede de relações sociais. Isso posto, sua presença, tece tênue e sistemático referencial teórico nas áreas de Antropologia Social, Folclore, Educação Física e Sociologia, numa miscigenação do corpo, mente e espírito, através de resgate de técnicas corporais à luz da interpretação cultural, desenhando o que chamamos de transfiguração.
Cada componente do Grupo de Congada do Divino Espírito Santo é um agente responsável pela sua resistência, sobrevivência e vitoriosa superação, seja como organizadores, como “dançadores”, “tocadores”, que se harmoniza com a comunidade nos festejos da cidade – demonstram o modo como lidam com seus corpos em sociedade. Com base em um novo olhar, há de se entender que a congada constitui um significativo elo para a interação de diversos elementos presentes na sociedade. Assim, o corpo que se manifesta – ora em casa, ora na rua - traz impregnada sua cultura: a cultura da congada.
Em dezembro de 2008 em virtude das necessidades de continuidade do grupo, foi eleita uma nova Comissão de Organização, composta por: Roberta Lessa (Coordenação e Contatos). Dinarte E. Rodrigues, (Música), Luiz Alberto Pavinatto (Finanças), Maria Aparecida dos Santos (Memória) e Patrícia F. R. Ferreira (Dança). Assim sendo com o intuito de reavivar o grupo abriram-se vagas para novos componentes formando assim um grupo pára folclórico que dará continuidade, sustentação e apoio aos componentes veteranos que fazem parte do grupo folclórico, totalizando assim sessenta componentes oficialmente inscritos, com idade que varia de 07 a 92 anos.
Visando salvaguardar esse bem imaterial de nosso município essa nova equipe de coordenação deu entrada ao processo de tombamento da Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba a priori junto ao CODEPAC-Piracicaba e em agosto junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Outra linha de ação é a de gerar uma identidade jurídica do grupo, bem como agilizar as linhas de ações contidas no projeto “Congada Viva!” em andamento que abarca entre outros temas o resgate da memória do GRUCONDESPI.
Dessa forma, uma outra realidade se instalou junto a esse segmento representativo de nosso folclore local que tende seguir sua trajetória que se iniciou nos primórdios da cultura de Piracicaba.

Roberta Lessa
Coordenação do GRUCONDESPI

Nenhum comentário: