domingo, 19 de abril de 2009

Toninho Macedo Revela a história do Revelando São Paulo



Toninho Macedo em palestra no SESC


Em palestra no dia 23 de março de 2009, no SESC de Piracicaba, Toninho Macedo criador e coordenador de Revelando São Paulo conta toda sua trajetória desde a fundação do projeto até os dias atuais e a grande proporção que ele tomou em todo o estado de São Paulo.

O Revelando São Paulo surgiu dentro da trajetória da Abaçaí Cultura e Arte que foi criada dentro de um colégio da zona leste de São Paulo que Toninho afirma ter dado aluna. A ONG surgiu há 36 anos a partir do momento que se entendeu que a cultura não era apenas cantos líricos, eruditos, ou seja, era muito mais.

“Fui criado com a folia de reis, calango no quintal da minha avó” afirma Toninho Macedo após afirmar que cultura não eram apenas cantos e tinha algo mais. Por isso com a criação da Abaçaí desenvolveram muitas pesquisas sobre a cultura popular do estado de São Paulo.

Já com um acervo de pesquisa muito grande em 1982 junto a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo o Abaçaí era responsável pela feira de Cultura Tradicional e há 13 anos em 1996, Toninho conta que foi convidado pelo secretário da cultura Marcos Mendonça a escrever um projeto para promover sobre as culturas populares de SP. A primeira coisa que perguntei ao secretário foi: “mas é sério, vai acontecer mesmo ou é mais um projeto a ser engavetado” afirma Toninho ter falado ao Mendonça.

Segundo Toninho Mendonça disse que não era um evento a ser realizado. Toninho não chama de evento, mas sim de programa e afirma que da forma que ele escreveu nada foi modificado tudo saiu exatamente da forma que ele escreveu até mesmo o nome escolhido por ele também foi adotado ”Revelando São Paulo” apesar de ter sido muito criticado.

As críticas surgiram por Toninho ter utilizado Revelando segundo os opositores revelando lembra fotografia, mas Toninho afirma ser esta a metáfora Revelar o que já existe e não criar nada novo.

Desde a sua primeira edição o Revelando São Paulo cresceu muito e em todas elas a abertura tem como tema a transreligiosidade e a paz com intuito de quebrar preconceitos e a cada ano tem atraído mais o público. Mesmo sem fazer divulgação na mídia as pessoas costumam lotar os eventos Toninho inclusive conta que pessoas que participam uma vez costumam serem públicos fiéis para as próximas edições.

Segundo Toninho as principais festas populares são as Festas do Divido do médio Tietê, folia de Reis, festas de São Benedito e sua devoção ao mesmo, além das danças como: congos, Moçambique, caiapós e a mais famosa da região de Piracicaba os batuques entre outras.

Além das Festas o projeto também contava com o Museu das tradições populares que foi fechado durante a festa dos 500 anos do Brasil e seria reaberto após a festa “o governo vigente na época já não está mais e o museu ainda não voltou a funcionar” afirma Toninho, que conta que uma parte do Museu foi para a Casa do Sertanista, outra para Sítios de Conhecidos e a sua maior parte nas mãos de grandes empresas viajando pelo mundo.

Atualmente o acervo todo está em containeres esperando para saber o que irá acontecer, segundo Toninho a Prefeitura de São Paulo afirma ser deles, mas ele afirma que não inclusive não deixaram de lutar para conquistar o museu de volta.

Apesar de ser difícil a luta Toninho afirma que irão lutar afinal é um acervo que até foi considerado pela revista Americana Times o acervo mais completo, homogêneo e harmonioso.


Publicado por Fernanda Zanetti (Jornalismo/Unimep)

Um comentário:

blog da guida disse...

Parabens, pela iniciativa, coragem e bom proposito no seu trabalho. O revelando Sao Paulo, terminou hoje na Vila Guilherme, e foi uma festa linda. As pessoas emocionadas, as crianças radiantes. precisamos mais disso..... Chega do "topa tudo por dinheiro " "a gente não quer só comida... "