domingo, 26 de outubro de 2008

Fórum lança abaixo-assinado em exibição de documentário

(Iuri Botão)

Como parte dos eventos da 9ª Bienal Naïfs do Brasil o Sesc Piracicaba apresentou, na noite de sexta-feira, 24 de outubro, o documentário “Os bonecos do Elias dos Bonecos”, de Nordahl C. Neptune.
Nordahl C. Neptune fala sobre seu documentário antes da exibição

No evento também foi lançado oficialmente um abaixo-assinado em favor dos Bonecos do Elias e da criação de uma semana de tradições populares em Piracicaba, integrando as ações do Fórum Permanente em Defesa das Tradições Populares de Piracicaba.

O documentário, com duração de 15 minutos, é um retrato de Elias Machado, o Elias dos Bonecos - piracicabano famoso por seus bonecos nas margens do Rio Piracicaba -, e faz parte do projeto de mestrado de Neptune, defendido no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Após a exibição, os espectadores foram convidados para uma roda de conversa acerca da temática dos Bonecos e sua importância, além da discussão do abaixo-assinado e das próximas ações que serão realizadas.



Participantes discutem tradições populares após exibição do documentário

Estiveram presentes, coordenando as discussões, membros do Fórum que participaram da redação da Carta Aberta em Defesa das Tradições populares de Piracicaba, entre eles Francisco Galvão, do Sesc Piracicaba, Rita Moura, da Associação Pró-Cultura, o ator Rau Rozados e o artista plástico Gustavo Torrezan - um dos idealizadores do abaixo assinado – além do próprio Nordahl Neptune, que até então não havia participado do Fórum.

A discussão teve início abordando os temas principais, ou seja, o tratamento museológico dos bonecos do Elias e a criação da semana de tradições populares. A partir daí a conversa se dividiu em duas diretrizes: as medidas que podem ser tomadas de maneira independente e as que necessitam de apoio externo.

Definiu-se que é necessário buscar apoio da Câmara de Vereadores para tornar a semana oficial e permitir sua entrada nas escolas, porém o pensamento é que independente da legislação, o evento acontecerá em 2009, na ocasião da segunda edição do Fórum.

Já em relação ao outro ponto fundamental – a criação de espaços próprios para a preservação do acervo de cultura popular – concluiu-se que serão tomadas providências visando o médio prazo, e que a luta será pela criação de dois espaços diferentes, para os quais terão de ser criados projetos visando apoio de empresas privadas: um museu de cultura popular, para o qual se cogitou o uso da Casa do Povoador; e um Museu de Imagem e Som, cujo primeiro local imaginado foi o cinema do Teatro Municipal, atualmente desocupado.

As medidas imediatas serão o início da digitalização do material de Neptune (cerca de 200 horas de vídeo em fita magnética), além do contato com a Câmara de Vereadores, manifestando o interesse de fazer uso de uma sessão plenária para solicitar a criação da semana e alertar para a necessidade da preservação das tradições populares de Piracicaba, mas principalmente dos bonecos, que estão abandonados devido à morte de Elias.

Na ocasião do uso da Câmara, todos os presentes serão convidados para a próxima reunião do fórum, em data e local ainda indefinidos.

Abaixo-Asssinado

As folhas para o recolhimento de assinaturas já estão sendo distribuídas. Quem tiver interesse em assinar ou retirar material para ajudar na distribuição pode deixar o contato via comentário neste blog ou enviar e-mail para defesadastradicoes@yahoo.com.br, até 30 de Novembro.
Confira na íntegra o documentário "Os Bonecos do Elias dos Bonecos"

domingo, 19 de outubro de 2008

Fórum de cultura tradicional popular reacende mobilização de produtores e artistas

(Sesc Piracicaba)

Foram três dias de intensos debates e apresentações com momentos contagiantes que fizeram o I Fórum em Defesa das Tradições Populares de Piracicaba uma injeção de ânimo na classe de produtores e artistas ligados às manifestações de cultura tradicional popular. No rescaldo das discussões a opinião era comum, o fórum cumpriu a sua tarefa.
“Creio que conseguimos nosso intento, de reacender uma questão de extrema importância para a identidade cultural de Piracicaba”, afirma Chico Galvão, programador cultural do SESC. Junto com a Associação Pró-Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, o SESC puxou as rodas de conversa que culminaram com a redação da Carta Aberta (ler abaixo).
No bojo dos debates surgiram representantes do carnaval (Roberto Crivellari) e das religiões de afro-descendentes (Dadá Gomes), que queriam ver esses temas na mesa. No entanto, a comissão de redação da carta optou por manter a diretriz inicial e focar principalmente nas manifestações de cultura tradicional popular, sem se esquecer de anotar as reivindicações extras para desdobrá-las dentro do Conselho Municipal de Cultura.
A carta priorizou tópicos que abraçam todas as manifestações. Itens mais específicos ficaram para uma próxima discussão, já que a intenção de todos é dar prosseguimento às conversas. Idéias como a de repetir em agosto do ano que vem evento semelhante, resgatar a congada de São Benedito, lutar por incentivos ao Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, revitalizar os folcloristas João Chiarini e Alceu Mainardi e criar acervo único dessas manifestações se mantêm na pauta, mas não entraram na carta por possuirem certa especificidade.
Outro ponto positivo do fórum foi o acesso pela Congada do Divino, Batuque de umbigada e do mestre de Samba de lenço, Antonio Ferraz ao Prêmio Mestre Humberto de Maracanã, oferecido pelo MinC (Ministério da Cultura). Antonio Filogênio, agente cultural e batuqueiro irá inscrever o Grupo de Batuque de umbigada de Piracicaba, Capivari e Tietê no prêmio. “O mestre Antonio Ferraz que é o mais antigo gaurdião do samba de lenço também será inscrito”, afirma Filogênio. “Tivemos essa informação por conta do fórum”, detalha.
Roberta Lessa, coordenadora da Congada do Divino, tem a mesma intenção. Quer colocar a centenária manfestação para tentar o prêmio e sonha alto, pretende iniciar o processo de registro da Congada do Divino como patrimônio imaterial no IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Por três dias, a cultura de Piracicaba se viu no espelho e pôde expressar seus mais altos desejos.

Abel Bueno tira da gaveta seu livro de folclore e cede imagens para arquivo do I Fórum em Defesa das Tradições Populares de Piracicaba





GRUPO DE CONGADA DO ESPÍRITO SANTO

O Grupo de Congada do Divino Espírito Santo - GRUCONDESPI surge há décadas em nosso município e se estabelece enquanto um dos reais representantes das manifestações folclóricas do município de Piracicaba, resistindo às muitas intempéries enfrentadas nesse longo espaço de tempo de sua existência. Tem atuado, levando o nome da “Noiva da Colina” sistematicamente nos eventos que participa nos diversos níveis sociais, entre muitos, elencamos algumas de suas efetivas participações: Festa do Divino Espírito Santo, Festa de São Benedito, Encontro das Imagens de Nossa Senhora e São Benedito, inúmeros eventos acadêmicos, Encontros de Medicina na Melhor Idade, Formaturas, Encontros Folclóricos, Congressos Acadêmicos, Missa Sertaneja, Exposições, Festa do Peixe, Encontros Religiosos diversos, Revelando São Paulo, Fóruns e Congressos de diversificadas modalidades. Também sempre é procurado para realizações de pesquisas, filmagens, documentários, sendo muitas vezes alvos de doutorados, mestrados e pós doutorados.
O GRUCONDESPI representa nos festejos folclóricos, a resistência e manutenção do sincretismo do religioso mítico africano, com a religiosidade cristã, constitui um fator significativo para a interpretação da cultura local, pois nela identificam-se elementos, tais como dança, religião, economia, poder público, dentre outros, que integram o contexto e interagem entre si, costurando uma rede de relações sociais. Isso posto, sua presença, tece tênue e sistemático referencial teórico nas áreas de Antropologia Social, Folclore, Educação Física e Sociologia, numa miscigenação do corpo, mente e espírito, através de resgate de técnicas corporais à luz da interpretação cultural, desenhando o que chamamos de transfiguração.
Cada componente do Grupo de Congada do Divino Espírito Santo é um agente responsável pela sua resistência, sobrevivência e vitoriosa superação, seja como organizadores, como “dançadores”, “tocadores”, que se harmoniza com a comunidade nos festejos da cidade – demonstram o modo como lidam com seus corpos em sociedade. Com base em um novo olhar, há de se entender que a congada constitui um significativo elo para a interação de diversos elementos presentes na sociedade. Assim, o corpo que se manifesta – ora em casa, ora na rua - traz impregnada sua cultura: a cultura da congada.
Em dezembro de 2008 em virtude das necessidades de continuidade do grupo, foi eleita uma nova Comissão de Organização, composta por: Roberta Lessa (Coordenação e Contatos). Dinarte E. Rodrigues, (Música), Luiz Alberto Pavinatto (Finanças), Maria Aparecida dos Santos (Memória) e Patrícia F. R. Ferreira (Dança). Assim sendo com o intuito de reavivar o grupo abriram-se vagas para novos componentes formando assim um grupo pára folclórico que dará continuidade, sustentação e apoio aos componentes veteranos que fazem parte do grupo folclórico, totalizando assim sessenta componentes oficialmente inscritos, com idade que varia de 07 a 92 anos.
Visando salvaguardar esse bem imaterial de nosso município essa nova equipe de coordenação deu entrada ao processo de tombamento da Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba a priori junto ao CODEPAC-Piracicaba e em agosto junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Outra linha de ação é a de gerar uma identidade jurídica do grupo, bem como agilizar as linhas de ações contidas no projeto “Congada Viva!” em andamento que abarca entre outros temas o resgate da memória do GRUCONDESPI.
Dessa forma, uma outra realidade se instalou junto a esse segmento representativo de nosso folclore local que tende seguir sua trajetória que se iniciou nos primórdios da cultura de Piracicaba.

Roberta Lessa
Coordenação do GRUCONDESPI